Tecnologias Tutoriais

Categorias e Tags. Qual a diferença?

30.03.2016

Se você é novo no WordPress ou até mesmo veterano, você pode estar procurando a melhor maneira de organizar o seu blog. Hoje, explicarei a diferença entre categorias e tags, que na minha opinião são as principais maneiras de estruturar seu blog e facilitar a busca de conteúdo específico para seus leitores.

Categorias:

As categorias são como os capítulos de seu blog.Em geral são os temas que você escreve com frequencia, aqui no blog, por exemplo, servem até como menu. Se você pretende escrever sobre o tema mais de uma vez, é interessante que ele seja agrupado em uma categoria.

Por exemplo, se você é um blogueiro de moda, você pode ter categorias como vestidos, roupas, sapatos, etc.

Como adicionar categorias no blog:

Há duas formas de adicionar categorias para o seu blog.

1. A partir do painel do WordPress:

  • Navegue até Posts > Categorias;
  • Digite o nome da categoria no formulário.

categorias

2. Do editor de Posts:

  • Se você criou as categorias por meio do painel, você verá uma lista de suas categorias à direita do seu editor post. Basta marcar a caixa categoria desejada. Depois de clicar no botão “Publicar” (ou atualizar se é um post em andamento);
  • Se você deseja adicionar uma nova categoria no editor de post, você pode fazê-lo. Sob a lista de categorias, clique no link “Adicionar uma nova categoria”;
  • Na caixa que aparecerá você pode colocar o nome da categoria.

categoria-post

Extra |  Categoria em Menu:

  • No painel clique em Aparência > Menus;
  • Vá até Categorias e clique na seta para expandir. Selecione as categorias que você gostaria de adicionar à sua navegação e, em seguida, clique em “adicionar ao menu”;
  • Por último, basta escolher onde você quer seu menu seja exibido, clique em Salvar Menu e você terá categorias ligadas na sua barra de navegação.

menu

Tags:

As tags são muito específicas, servem como um índice ou palavras-chave do seu site. Seguindo o exemplo anterior, em um blog de moda você pode utilizar tags para tipos específicos de tecidos –  estampado, jeans, listrado, etc. Isso facilitará os resultados de busca do seu blog, por exemplo, se alguém procurar por “jeans” serão exibidos todos os posts que contenham essa tag.

Novamente existem duas formas de adicionar tags em seu blog:

1. A partir do painel do WordPress:

  • Preencha o nome da tag e, em seguida, clique no botão Adicionar Nova Tag. A tag será exibida na lista à direita.

tags

2. Do editor de Posts:

  • Preencha o nome da Tag e clique no botão “Adicionar”.Se você gostaria de marcar seu post com uma tag existente, você pode todas uma lista clicando em Escolha entre as tags mais usadas.

tags-post-2

Cuidados:

Você pode estar pensando que ter muitas categorias e tags seria útil para seus leitores, porque eles poderiam encontrar seus conteúdos de muitas formas, isto não é sempre verdade.

Muitas categorias e tags pode levar a confusão e falta de uma estrutura organizacional limpa. A maioria dos SEO (Search Engine Optimization) recomendam que os blogueiros categorizem seus posts com duas ou menos categorias e apenas marquem o post com as tags mais úteis.

Espero que este post te ajude a organizar seus contéudos, se foi útil conta pra mim nos comentários!

POSTS RELACIONADOS:

3 Comentários

  • Reply Mari 31.03.2016 at 16:58

    Eu uso categorias e tags da forma correta, então. Mas ter só duas ou menos categorias? É muito pouco. Num blog como o meu, onde eu falo de livros, séries de tv e filmes, não dá. Fica até confuso… 🙁
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    • Reply Bia Lourenço 05.04.2016 at 12:10

      Também acho muito pouco Mari, sou a louca das categorias hahaha

  • Reply Bia Lourenço 05.04.2016 at 12:09

    Também acho muito pouco Mari, sou a louca das categorias hahaha

  • Deixe uma Resposta