Mundo

Próximo Destino: Argentina!

31.05.2015

Neste post explicarei todo o processo para minha primeira viagem internacional.

Porque optamos por um pacote de viagem:

Depois de decidir que conheceríamos Buenos Aires (por ser um destino barato, próximo e ter muitas livrarias, museus e teatros) pesquisamos todas as formas possíveis de chegar e nos hospedar na capital Argentina.

Muitas horas e contas mais tarde chegamos a conclusão que o ideal seria um pacote de viagem que incluísse hotel e café da manhã. Nunca coloquei o pé pra fora do Brasil ou fiz uma viagem longa “sozinha”, então por segurança preferimos garantir que teríamos um lugar fixo para comer e dormir todos os dias.

Compramos o pacote na CVC e parcelamos em 8x no boleto, as parcelas não chegaram nem a 400 reais (para 2 pessoas, já que estou indo com minha amiga aventureira Lillian <3), o pacote incluí passagens de ida e volta e 7 dias em um hotel 3 estrelas no centro de Buenos Aires.

Embarcamos no dia 02/06 às 07hrs e voltamos no dia 09/06 às 17hrs. Escolhemos esse horário assim vamos curtir os dois dias quase por inteiro. 🙂

Mas se você prefere fazer sua viagem no estilo mochilão o site Quanto Custa Viajar vai ser muito útil.

Hotel:

Já que não compramos um pacote que incluí passeios pesquisamos hotéis que ficassem no centro.

Optamos então pelo Sheltown, ele fica no centro da cidade (próximo dos principais pontos turísticos), ao lado da Rua Florida (Rua das compras em BAs), e tem fácil acesso a Ônibus e Metrô.

Dica: Utilize o street view e veja tudo o que tem em volta do hotel, no nosso, por exemplo, tem farmácia, mercado e um barzinho.

sheltown

 

Para pesquisar opiniões e referências de hotéis recomendo o Trip Advisor.

Passaporte:

Para entrar na Argentina você só precisa apresentar seu RG, obrigada Mercosul, mas eu quero lotar meu passaporte de carimbos então vou leva-lo mesmo assim.

Você pode iniciar o processo no site da Policia Federal, clique aqui.

Fiz minha solicitação em um sábado (27/02), efetuei o pagamento do boleto online e na quarta-feira já estava com a retirada agendada, a minha ficou para abril (essa é a parte mais demorada do processo).

Dica 01: Acessem o site da PF diariamente e tentem trocar a data, consegui adiantar a minha em um mês, e acabei retirando meu passaporte em março.

Dica 02: Peça para mais alguém conferir seu passaporte com você na hora. O meu veio com duas letras trocadas e  quem percebeu foi uma amiga, depois que já tinha voltado para o trabalho. Voltei a PF e solicitei a reimpressão do passaporte, demorou mais 4 dias até o novo ficar pronto.

Roteiro:

Definimos nosso roteiro da seguinte forma:

1. O que queremos conhecer e quanto custa;
2. Onde estão localizados e separá-los por bairros.

Perguntei para todas as pessoas que conheço e que foram para Buenos Aires o que eu não podia deixar de conhecer, recebi milhares de dicas e anotei todas em um arquivo no Google Drive. Além de sair perguntando fiz meu cadastro no Trippics e peguei mais dicas lá.

Também procurei informações sobre o dia-a-dia em blogs sobre Buenos Aires, estes são meus favoritos:

Livros e Aplicativos:

Compramos dois guias de bolso para levar em caso de emergência, leia-se ficar sem internet hahaha

  1. Buenos Aires – Guia da Cidade – Clique Aqui para comprar.
  2. Guia Buenos Aires para Brasileiros – Clique Aqui para comprar.

Baixei alguns aplicativos para localização e conversão de moedas (Em Buenos Aires é possível comprar com Real, Dólar e claro Pesos Argentinos).

  • Tripwolf:
    Planeie a sua viagem com as recomendações da comunidade de viagens tripwolf e obtenha informações de escritores de viagens experientes. Com mapas de cidades (disponíveis offline!), actualizações gratuitas e guias de pré-visualização GRÁTIS 1 horas por dia para mais de 500 destinos em todo o mundo!
    Download: IOS | Android
  • Trippics:
    Com o aplicativo Trippics no seu aparelho, você pode fazer suas avaliações enquanto viaja. Assim, nenhum detalhe das suas viagens passa em branco; além de poder encontrar lugares legais para visitar.
    Download:
    IOS
  • Currency – Simple Converter:
    Segure o mundo em suas mãos . Currency é um conversor simples para os viajantes. Ele tem uma interface bonita para acesso rápido às conversões que você precisa. Com mais de 160 moedas de todo o mundo que você vai ser sempre atualizado, quando você está conectado à internet ou perdido nas profundezas da Amazônia.
    Download: IOS

Bagagens e Embarque:

Comprei 2 malas, uma pequena para levar dentro do avião e outra grande de rodinhas.

Na bagagem de mão colocarei todos os remédios, eletrônicos, documentos e uma troca de roupa caso a mala grande seja extraviada (infelizmente pode acontecer). Comprei minha bolsa dentro do shopping 25 de março e paguei só 35,00 reais.

Importante: A bagagem de mão não poderá ultrapassar 5 kg e pode ter no máximo 115cm.

Já a mala grande foi comprada no Submarino, escolhi uma com rodinhas 360º porque acho mais fácil de arrastar.

Comunicação:

BA-Wifi

Para minha alegria, pessoa que passa mal sem internet #soudessas, Buenos Aires é uma cidade muito conectada. Todos os lugares tem Wi-Fi, incluindo praças públicas! \o/

Para utilizar o Wi-Fi da prefeitura você precisa baixar o aplicativo BA Wifi.
Download: IOS | Android | Windows Phone

Estava pensando em não ligar o celular e ficar em modo avião durante toda a viagem, mas pesquisei um pouco e descobri que o chip pré-pago Argentino, custa 15 pesos e se encontra em qualquer lugar. As empresas mais indicadas são MovistarPersonal. Diz a lenda que usar o 3g durante o dia custa 1 peso.

Tax Free:

Tax Free, devolve para o turista uma parte dos impostos dos produtos made in Argentina e sem dúvidas pode fazer muita diferença no seu orçamento. Infelizmente poucas lojas aceitam esse programa e ele não é válido para qualquer tipo de produto. #chateada

Para saber se uma loja participa basta procurar pelo adesivo do Tax Free em sua vitrine. Apenas compras acima de 70 pesos e produtos feitos 100% na Argentina estão incluídos no programa do Tax Free.

Para pedir o retorno solicite ao funcionário da loja o formulário do Tax Free. São duas vias, uma azul e outra branca., uma ficará com a loja e outra com você.

Importante: Guarde a sua via do formulário e comprovante da compra, eles terão que ser entregue no momento que você sair do país. Você recebe seu dinheiro do Tax Free na cabine do programa presente nos aeroportos de Buenos Aires. Chegue cedo muitas vezes existem filas!

Live:

Vou compartilhar todos os passeios dos meus sete dias na Argentina na minha conta do instagram (@biialou) e você também pode acompanhar algumas coisas na conta da minha companheira de viagem (@lihbondezan).

Adiós, hasta el regreso!!!

POSTS RELACIONADOS:

Sem Comentários

Deixe uma Resposta