Alice é minha história favorita desde, bom – desde sempre – e quando comecei a trabalhar criei minha coleção particular, no momento tenho 13 livros, e a coleção cresce praticamente mensalmente. Um dos meus objetivos para essa coleção é comprar uma versão de Alice em cada país que visitar, a primeira veio da Argentina.
Criada pelo Professor de matemática, gago e tímido, o autor Lewis Carroll deixou uma obra de difícil definição, que conquistou um lugar privilegiado no imaginário de várias gerações, com a fantasia e o lúdico como suas principais marcas.
Pseudônimo do reverendo Charles Lutwidge Dodgson, Lewis Carroll nasceu em 1832. Por quase meio século, trabalhou e residiu em Christ Church, uma das faculdades da universidade inglesa de Oxford, e por muitos anos foi professor de Matemática, mas não fazia muito sucesso entre os alunos.Carroll no entanto, tinha talento para contar histórias, mas, introvertido, sentia-se mais à vontade com as crianças.
Alice foi escrito durante uma viagem de barco pelo Tâmisa em 1862. Faziam parte da comitiva seu amigo Harry Liddell e suas três filhas: Edith (8 anos), Alice (10 anos) e Lorina (13 anos). Para entreter as meninas durante a viagem, Carroll inventou um mundo de fantasia cheio de personagens excepcionais e nomeou sua protagonista de Alice.
Alice gostou tanto da história que pediu a Carroll que a colocasse no papel e, assim, surgiu o manuscrito de As Aventuras Subterrâneas de Alice. Caroll revisou o manuscrito, incluindo a cena do Chapeleiro Maluco e o personagem do Gato de Cheshire. E assim, em 1865, foi lançado Alice no País das Maravilhas. Mais tarde em 1871, Carroll publicou a continuação das histórias de Alice em Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá. Em Julho de 2015, a história completou 150 anos e centenas de edições comemorativas foram lançadas em todo o mundo.
TAG: No País das Maravilhas
Aproveitando o assunto, resolvi fazer uma desafio que vi no blog da Melina Souza. A TAG se chama No País das Maravilhas e nela temos que relacionar livros com alguns personagens do universo de Alice:
- Alice, um livro que te fez cair em um mundo completamente diferente:
A Escola do Bem e do Mal de Soman Chainani; - Chapeleiro Maluco,um livro com um protagonista louco:
O Lado Mais Sombrio de A.g Howard, que é uma versão moderninha de Alice; - Coelho Branco, um livro que atrasou suas leituras:
Série O Caso Blackstone, li os dois primeiros e sinceramente não devia nem ter começado o segundo. #tempoperdido; - Gato risonho, um livro que te fez rir muito:
Atraído de Emma Chase; - Lagarta azul, um livro que fez você refletir:
Extraordinário de R.J. Palacio; - Tweedledee e Tweedledum, dois livros que são parecidos:
Série 50 Tons de Cinza (E. L. James) e série Toda Sua (Sylvia Day), lembrando que Toda Sua é muito melhor #falei; - Rainha de Copas, um livro cujo autor adora matar personagens:
Entre O Amor e A Paixão de Lesley Pearse, quase tive uma síncope lendo esse livro, ele é a continuação de Belle.
Sem Comentários